segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Caminho das Pedras.


O post de hoje nasceu de um bate papo entre eu e minhas amigas. O assunto era sobre maquiar-se bem ou não, vestir-se bem ou não.
Uma das minhas amigas falou que quem trabalha com moda tem a obrigação de saber se maquiar e se vestir. Concordo!
Porém, quando se trata de quem não é da área, acredito que não é uma questão de obrigação, e sim de amor a própria imagem.
Engana-se quem pensa que está alheio ao mundo da Moda, e principalmente, quem ainda tem a mentalidade retrógrada de que vestir-se bem e se interessar por moda é sinônimo de futilidade.
Moda é negócio. É a segunda economia brasileira, é a que mais gera empregos às mulheres e a segunda que mais contrata no Brasil. Quer um exemplo? R$ 100 mil investidos na indústria automobilística levam um ano para retornar. Na moda, voltam em 3 meses, e geram 5 vezes mais empregos.
Moda é arte pelo seu princípio de inspiração, criação e expressão. Moda é cultura, informa, atrai olhares e provoca discussões.
Moda é meio de comunicação e pode falar muito sobre você. O escritor Maurício Azevedo soltou a célebre frase: A Moda é o cérebro por fora.

O post da semana (Ex-post do dia. Devido ao tamanho, pra não ficar cansativo foi dividido em 3 partes) é pra dar uma mãozinha a quem não quer passar uma mensagem errada sobre si.
É pra quem não tinha a dimensão da importância da moda, mas que tem a dimensão exata da falta de conhecimentos sobre ela no seu guarda-roupa e no seu dia a dia.

Tenho consciência de que o que pra mim é diversão, pra maioria das mortais é um suplício! A boa notícia é que, como em qualquer outra tarefa, o segredo da habilidade e do sucesso no ato de se vestir está no empenho. E partindo desse princípio, qualquer uma pode chegar ao título de “a mais bem vestida dos red carpets da vida”!
Nessa semana vou contar algumas das minhas manias de aficionada por moda que podem servir como bons exercícios!


Parte I -  VÊ SE TE ENXERGA!!!


 Gente, eu devo ser descendente de Narciso, não é possível! Não posso ver um espelho ou até mesmo vidro de carro, que tô lá me olhando.
Mas essa mania me rendeu um autoconhecimento incrível. Conheço milimetricamente cada partezinha do meu corpo, e por isso garanto a vocês: conhecer bem o próprio corpo é fundamental pra comprar o que realmente funciona pra gente.
E o que funciona pra gente, funciona diante do espelho da loja, da influência de vendedoras suspeitas, mas principalmente, funciona diante do nosso próprio espelho.
A roupa que funciona pra gente é aquela que esconde o que a gente não gosta e evidencia o que a gente gosta no nosso corpo, nos deixando seguras e aumentando a nossa auto-estima. Por isso o autoconhecimento é tão importante e anda ali ó: do ladinho do bom senso!
E por falar em bom senso, muita calma na hora de mostrar os atributos hein! Dica: pra começar, mostrar um de cada vez não tem erro. A saia é mini? Pode ficar a vontade pra dispensar o decote maxi da blusa!
Glorinha Kalil, inspiração de todas as Chics, sempre diz: na moda, menos é mais!

Continua no próximo post...

Um comentário:

Thais Kesikowski disse...

Apô, arrasou nos seus comentários!!
Acho que bom senso é essencial e uma boa pedida na hora de se vestir... Não custa perder um segundinho para se enxergar no espelho antes de sair de casa!
Super curti...
to aguardando o próximo!!

Bjos
Thais